O SUCESSO DE UMA FRANQUIA AO REGISTRAR UMA MARCA
Seja franqueador ou franqueado é preciso cuidar da sua marca
O setor de franquias no Brasil está em ascensão. Em 2017 o crescimento foi de 8% em relação ao ano anterior, saindo de R$ 151,2 bilhões para cerca de R$ 163 bilhões, de acordo com dados recentes da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Falar em ter uma franquia era algo inatingível para muitos alguns anos atrás, pois havia poucas opções, em um mercado que era dominado por grandes redes, como: McDonald’s, O Boticário, CVC, entre outras, e essas opções faziam o franqueador desembolsar algo em torno de R$ 300 a R$ 800 mil.
Agora o cenário mudou, atualmente as franquias se tornaram modelos de negócios viáveis financeiramente para os empreendedores, já que há franquias e microfranquias que podem ser adquiridas com valores a partir de R$ 5 mil, por exemplo.
Veja aqui uma relação de 15 microfranquias baratas para você ter seu próprio negócio.
Bem, depois de uma breve contextualização sobre o mercado de franquias, vamos ao tema principal deste conteúdo: a importância do registro de marca para manter a sua franquia protegida.
Quando se adquire uma franquia, juntamente com as especificações do modelo de negócios, o franqueado recebe um kit, um orientador sobre as ações de comunicação e marketing da marca que devem estar em alinhamento com todas as unidades da rede franqueada. Seguir esse manual é de extrema relevância e faz parte da estratégia de marketing das franquias, pois cria unidade comunicacional e uma identidade junto ao público-alvo.
Contudo, é de inteira responsabilidade do franqueador que o registro da sua marca esteja em dia, ou seja, que sua marca esteja devidamente registrada junto ao único órgão, no Brasil, responsável por registro de marcas e patentes, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI.
A rede de franquias pode (mas não deve) atuar no mercado sem o registro de marca, porém, fazendo isso, corre um alto risco de ter sua marca banida caso outra empresa registre marca igual ou equivalente, dentro do mesmo segmento de atuação. Portanto, o risco é muito alto, existe a possibilidade real de que a rede perca o direito de atuar no mercado, precisando retirar do ar seu site, seus perfis em redes sociais, deixando de fazer ações de marketing e parando de vender! Não dá nem para imaginar, não é mesmo?
E para que você não perca o direito de utilizar a marca da sua franquia, seguem dicas valiosas, fique atento:
Pesquise sua marca: A pesquisa prévia correta poderá evitar problemas de oposição de terceiros que já tenham depositado a marca junto ao INPI. A pesquisa apenas no Google ou em outras ferramentas de busca pela internet não é suficiente. É necessário realizar uma pesquisa minuciosa junto ao INPI, no site do órgão. Porém, é extremamente importante se atentar a diferentes fatores, por exemplo: pesquisa por fonética, pesquisa a partir da tradução de termos em inglês, além de uma série de outros requisitos; Faça o cadastro no INPI: É obrigatório que você tenha um cadastro junto ao INPI para efetuar a solicitação do registro da marca de sua franquia. Porém, você precisa ficar muito atento a este cadastro, pois qualquer informação equivocada pode atravancar o seu processo. Por exemplo, é necessário preencher corretamente o enquadramento da sua empresa conforme seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).
Sou franqueado, como posso cuidar da marca da minha franquia?
Como dito anteriormente, o registro de marca da franquia é de responsabilidade do franqueador, porém, é papel fundamental do franqueado verificar se tudo está ok com a franquia que você vai adquirir, portanto, você tem o direito de solicitar ao franqueador uma cópia do registro de marca emitido ou uma cópia do processo em andamento para o requerimento do registro de marca da franquia.
Agora, se por ventura o franqueador ainda não tiver solicitado o registro de marca e caso não tenha intenção de fazer isso o mais breve possível, é muito arriscado você adquirir uma franquia sem que ela tenha o registro da marca, aí a melhor solução é procurar outra opção de franquia no mercado
Registrar uma marca junto ao INPI não é tarefa fácil! Qualquer detalhe, por mais simples que possa parecer, pode prejudicar muito o processo e até indeferir o registro da marca. É altamente recomendável que você consulte profissionais habilitados a realizar processos de registro de marca.
A Martins & Fernandes possui expertise de mais de 15 anos em registro de marcas e patentes e oferece consultoria gratuita, basta entrar em contato para lhe auxiliarmos.
Além disso, a Martins & Fernandes desenvolveu um e-book gratuito de orientação ao empreendedor que deseja registrar sua marca. Para solicitar o seu, gratuitamente, basta entrar em contato por telefone, formulário de fale conosco ou e-mail. E caso fique algum esclarecimento, estamos à disposição para auxiliar!
Um abraço e até o próximo conteúdo!