Contudo, durante crises surgem também oportunidades. E oportunidade não necessariamente está atrelada a oportunismo, pelo contrário, muitos serviços e produtos que nasceram da crise vieram para ajudar justamente neste momento tão difícil para todos.
De acordo com dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, cerca de 700 mil pessoas entraram para o grupo de desempregados no Brasil somente nas últimas duas semanas de junho deste ano, levando o índice de desemprego para quase 13%.
Do outro lado, entre março e julho de 2020, o Portal Empreendedor registrou mais de 500 mil novos microempreendedores no País, sendo 16 mil a mais em relação ao mesmo período do ano anterior.
Conheça alguns negócios que surgiram e prosperaram durante a pandemia e que podem servir de inspiração para você que está pensando em ter a própria empresa.
Alguns setores conseguiram se destacar durante a pandemia. Imagem: Pixabay
1) Teleatendimento
Com a restrição de sair de casa e com praticamente o País inteiro fechado quando a pandemia chegou até o Brasil, o teleatendimento se tornou uma solução muito procurada pelas pessoas para serviços médicos, sendo, inclusive, autorizado pelos órgãos responsáveis. Atualmente, consultas médicas podem ser feitas por vídeo e alguns tipos de receituários e pedidos de exames médicos também são liberados por meio online. Certamente é uma tendência do mundo atual.
2) Personal Trainer online
Algum tempo atrás seria inimaginável fazer exercício físico com a orientação de um personal a distância, mas, com a pandemia, muitas pessoas constataram que é totalmente possível esse tipo de atividade. Contudo, ainda sim é necessário o registro profissional da área.
3) Plataformas para trabalho freelancer
Surgiram no mercado durante a pandemia algumas plataformas que conectam clientes a fornecedores para pequenos trabalhos por meio de freelancer, uma excelente saída para quem segue trabalhando em casa e perdeu oportunidades de networking em eventos presenciais.
4) Comida delivery
Não é bem um surgimento, mas, um super crescimento de entrega de comida. Com as orientações para as pessoas saírem de casa o mínimo possível, quem soube trabalhar o serviço de entrega de comida conseguiu alavancar os negócios. É preciso ter um atendimento rápido e eficaz, redes sociais atualizadas e um bom site também ajuda muito na divulgação dos produtos.
5) Cestas de presentes
A pandemia deixo todo mundo em casa e as festas de aniversário com aglomerações foram canceladas, mas, ficou a vontade de enviar um presente para a pessoa querida. Muitos pequenos negócios investiram em cestas de café da manhã e cestas temáticas, divulgando os serviços pelas redes sociais e fazendo as entregas direto para a pessoa presentada.
E você sabe o que todas essas empresas surgidas ou alavancadas durante a pandemia têm em comum? Além de muita garra de seus proprietários, todas precisam fazer o registro de marca, caso contrário, podem perder o direito de atuar no mercado. E com certeza esse não é o momento de uma nova crise, não é mesmo?
Se você não tem ideia se precisa ou não registrar sua marca, temos uma boa notícia para você. A consulta para saber se sua marca está disponível para o pedido de registro é GRATUITA aqui na Martins & Fernandes Marcas e Patentes!
Consulte um de nossos especialistas em registro de marcas e patentes e será um prazer lhe atender! Comece agora mesmo o primeiro passo para você ter o seu e-commerce.
Em breve voltaremos com mais conteúdo sobre o mundo dos negócios para os micro, pequenos, médios e grandes negócios brasileiros.
Acompanhe os próximos posts aqui no Blog e também pelas nossas redes socais, sempre haverá conteúdo novo para você e seus negócios.
Um forte abraço e bons negócios sempre!